Author: Escola 13 de Maio
•05:09
No decorrer da Semana do Meio ambiente deste ano a Escola 13 de Maio promoveu uma palestra e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Abaixo coloco algumas fotos do evento.
Cartaz apresentado pelos alunos da 1ª Fase "A"

O diretor Valdecir Santussi e as professoras Loi (Biologia) e Simone (STE)


Professores presentes na data:


Bolinhos e doces feitos de de cascas e as receitas:

Reaproveitamento de material:

O chapeuzinho que a aluna Eunice fez de saco plástico de supermercado


Professora Loi e as alunas apresentando os trabalhos com sacolinhas:
Lixeiras confeccionadas com jornal (trabalho da professora Aninha):

Parabéns a todos os envolvidos pelo evento que trouxe muita informação aos nossos queridos alunos.
Mais sobre o assunto entre no Blog: http://www.bioblogdaloi.blogspot.com/
Author: Escola 13 de Maio
•08:58
É com muita alegria que nós da Escola 13 de Maio iniciamos mais este ano letivo, sempre com o objetivo de melhorar para que daqui saim muitos vencedores. No decorrer do ano, muito ensinaremos, porém, muito aprenderemos com nossos alunos que são o principal objetivo de nosso esforço. Sejam bem vindos queridos alunos.






Author: Escola 13 de Maio
•11:39

Bonecos de Neve
Mais um ano chega ao final e aqui deixamos nossos votos de boas festas.
Esperamos nos encontrar novamente em 2010 e com a mesma garra que foi no decorrer deste ano.
Todos nós, funcionários da querida Escola 13 de Maio estamos de parabéns, pois conseguimos terminar este ano vitoriosos, apesar de todas as dificuldades encontradas.
Esperamos ansiosos o próximo ano, pois nossa escola vai estar linda e renovada, com materiais didáticos novos tais como livros, fantoches, planetário, bolas diversas, data show, material de laboratório completo e muito mais.
E os alunos? Há, claro... eles são o principal e também merecem os parabéns por agüentarem firme o ano de 2009, mas os aguardamos renovados para mais um ano de luta.


Feliz Natal e um ano novo repleto de alegria.
Author: Escola 13 de Maio
•05:14
Esta foi uma atividade desenvolvida pela turma do 2º ano "B" vespertino da professora Rosane como conclusão do estudo sobre as Verminoses onde os principais meus de evitá-la são os Hábitos de Higiene.

Author: Escola 13 de Maio
•05:20
O Projeto Político Pedagógico da Escola 13 de Maio, teve reestruturação no 1º Semestre do Ano Letivo de 2009 e está a sua disposição para leitura.

Parabenizamos e agradecemos todos aqueles que colaboraram e não mediram esforços para a elaboração deste documento.

PPP → Clique aqui!
Author: Escola 13 de Maio
•06:56

A Prefeitura Municipal de Eldorado juntamente com o Departamento do Meio Ambiente, montaram um Projeto onde a Polícia Militar Ambiental apresentou aos cidadãos, um labirinto contendo vários ambientes com animais empalhados vítimas de caçadores e também os tipos de armas de fabricação caseira utilizados por esses caçadores. Os Policiais acompanharam os alunos das escola explicando cada um dos ambientes do Labirinto. Os alunos da Escola 13 de Maio visitaram e amaram! Veja algumas fotos.






Author: Escola 13 de Maio
•04:52
A Escola 13 de Maio realizou na semana do meio ambiente um projeto sobre preservação do meio ambiente, tendo como objetivo principal a conscientização.

O projeto foi idealizado pela Professora Loi Haverroth, porém ganhou forças com a participação dos demais professores do período noturno (Lucelene Santussi, Eder Jofre, Helena Maria, Celi Cruz, Rosângela Vaceli, Ana Maria da Silva, Marlene Porto, Marlene Faria, Carla Graciela e Kéli Carminati). A participação da Professora Simone Alves também foi fundamental para que o Projeto fosse um sucesso na Escola.

Utilizando-se de todas as disciplinas possíveis e o empenho dos professores, o tema foi trabalhado para conscientizar e proporcionar aos alunos uma visão mais ecológica do planeta. Talvez assim, tanto aluno como professor passe a colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

O encerramento foi na sexta feira, dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio ambiente e teve várias apresentações, tais como: música, dança, teatro, apresentações de cartazes e telão com vídeos rápidos sobre a natureza.

Veja as fotos abaixo onde constam algumas das apresentações:


O diretor Valdecir Santussi faz o discurso inicial.



Alunos ensaiados pela professora Marlene Porto cantaram a música: Planeta Azul ao mesmo tempo que mostraram imagens da devastação no telão.

Alunos da 3ª Fase A, juntamente com a professora Marlene Faria, apresentaram cartazes relacionados à preservação do Meio ambiente.

Alunos do 1ª e 2ª Fase, A e B ensaiados pela professora Loi apresentaram: “ Os prejuízos que nós causamos ao Meio ambiente”.


Os alunos da 1ª e 2ª Fase A e B e um aluno da 4ª Fase A, ensaiados pelas professoras Loi e Simone dançaram o xote ecológico.

Alunos da 4ª Fase A, ensaiado pela professora Rosângela Vaceli, apresentaram um diálogo entre o Homem e a Natureza.

O aluno da 3ª Fase B, ensaiado pela porfessora Ana Maria, leu o poema: A árvore, de Edísio Araújo.

Cartazes feitos pelos alunos do Professor Celi Cruz, Eder Jofre e Carla Graciela, outros cartazes também foram feitos pelos alunos da professora Helena Maria.


Alunos da 1ª Fase A e a Professora Lucelene Santussi apresentam a música Amazônia de Roberto Carlos.

Cartaz feito pela aluna Rozana, professora Loi e teve o "dedinho" de outros alunos da 1ª Fase A.

Professora Lucelene apresenta; "Carta escrita no ano de 2070".

Não podíamos deixar de citar a professora Simone, que durante todas as apresentações foi peça fundamental para o sucesso do projeto.

As coordenadoras Fátima e Márcia também estiveram envolvidas.


Graças a união e empenho dos professores, coordenadores e direção da Escola 13 de Maio este projeto foi possível de ser realizado.

Parabéns a todos os envolvidos.


Author: Escola 13 de Maio
•05:58


A comemoração do aniversário da cidade ocorreu no Ginásio de Esportes e todas as Escola participaram. As alunas da nossa Escola dançaram e representaram a música herdeiros do futuro, composta por Toquinho e Elifas Andreatto.

Herdeiros do Futuro

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Author: Escola 13 de Maio
•07:20


No dia 08 de Maio de 2009, os alunos do período noturno, juntamente com a professora Lucilene Santussi, fizeram uma homenagem a todas as mães da escola. Além do sorteio de brindes, teve distribuição de flores, leitura de poesias e até música. O diretor Valdecir Santussi juntamente com a Coordenação também homenageou as mães. Tanto as professoras como as mães dos alunos foram presenteadas.
Author: Escola 13 de Maio
•04:32

O Professor Celi Cruz realizou um trabalho para mostrar aos alunos a importância da Língua Inglesa no nosso cotidiano, pois há uma certa dominação cultural que está presente em nossa vida diária como camisetas, papéis de bala, eletrodomésticos, propagandas na TV e etc. Prof. Celi diz: "Desejo, com esse trabalho e com outros posteriores, levá-los a comparar sua própria língua com a língua estrangeira estudada, conduzindo-os a refinar a percepção de sua própria cultura por meio do conhecimento da Cultura de outros povos.
Author: Escola 13 de Maio
•07:23

No mês de Março/2009 a Escola participou da campanha Brasil Ponto a Ponto que teve como objetivo estimular o debate em todo o país sobre o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas. A partir desse debate, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os alunos do Ensino Fundamental e Médio, bem como os professores participaram da Campanha registrando suas opiniões. No período Matutino, os alunos foram orientados na Sala de Tecnologia Educacional pela Professora Loi Haverroth , a qual registrou quando as alunas Gabrieli e Márcia, pediram para que os políticos parem de mentir e que devem retirar as armas das mãos dos bandidos. Parabéns a elas!
Author: Escola 13 de Maio
•07:14
A Escola Estadual 13 de Maio, localizada à Avenida Tancredo de Almeida Neves nº. 787 no município de Eldorado, Estado de Mato Grosso do Sul, tem como mantenedora a Secretaria de Estado de Educação. A denominação 13 de Maio deu-se em virtude a dois fatos históricos de relevância: A Abolição da Escravatura no Brasil e a Emancipação Política do Município. Iniciando suas atividades no ano de 1.978 e inaugurada pelo então Governador Dr. José Garcia Netto.
A primeira diretora desta Unidade Escolar foi a Sra Zuma Ana Cotarelli tendo como adjunta a Sra Maria Francinetti Dias no período de 1.978 à 1.980. No ano de 1.981 a Sra Zuma Ana Cotarelli continuou no cargo porém o seu adjunto passou a ser o Sr. Francisco de Oliveira Barbosa.
No ano de 1.982 assumiu a direção a Sra Darcy Aparecida Caseiro cuja adjunta era a Sra Silvia de Souza Caseiro.
Em 1.983 o Sr. Francisco de Oliveira Barbosa passou a ser o diretor da Unidade Escolar com ainda adjunta Sra Silvia de Souza Caseiro.
A partir do ano de 1.984 a Sra Darcy Aparecida Caseiro voltou à direção tendo como adjunto o Sr. Paulo Moisés de Oliveira , na qual permaneceram até o ano de 1.991? quando teve início a gestão democrática.
Na primeira eleição democrática da Escola Estadual 13 de Maio foram eleitos como diretora a Sra Darcy Aparecida Caseiro e o Sr. Paulo Moisés de Oliveira , que permaneceram nos respectivos cargos até 1.997.
Em nova eleição no ano de 1.998 foram eleitos como diretora a Sra Darcy Aparecida Caseiro tendo como adjunto o Sr. Valdecir Roberto Santussi, que permaneceram no cargo até 2.004.
O atual diretor da Escola Estadual 13 de Maio é o Sr. Divino José Silva dos Santos, eleito no ano de 2.005 e com mandato até o ano de 2.007. Observa-se que a partir do ano de 2.005 a escola não possui mais diretor adjunto devido a mudanças na legislação.
A direção foi passada no ano de 2008 ao Sr Valdecir Roberto Santussi que assumiu por meio de nomeação, após o pedido de exoneração do cargo feito pelo Sr Divino José Silva dos Santos, permanecendo assim até as próximas eleições, quando o Diretor eleito continuou sendo o Professor: Valdecir Roberto Santussi.
Author: Escola 13 de Maio
•07:10
A Escola Estadual 13 de Maio foi criada através do decreto nº. 1.302 conforme DO nº. 17.553 de 03/04/1978. A Escola iniciou suas atividades no dia 06/03/1978 e foi inaugurada em 19/03/1978 pelo então Governador Dr. José Garcia Netto.
Obteve autorização de funcionamento conforme Deliberação do Conselho Estadual de Educação nº. 173 de 29/06/1981 e foi reconhecida pela Deliberação do Conselho Estadual de Educação de 07/11/1985, funcionando sob o CNPJ nº. 02.585.924/0301-10.
A Unidade Escolar oferece as seguintes etapas de ensino: Ensino Fundamental, esta modalidade funcionou no regime seriado até o ano letivo de 1.999 onde passou a ser organizada em ciclos, retornando ao regime seriado em 2.005.
Em 1984 fora implantado o Ensino Personalizado de 5ª à 8ª Séries do Ensino Fundamental, antigo (NAES) Núcleo Avançado de Educação Supletiva, tendo funcionado este sistema até o ano de 2002, onde a partir desta data passou a funcionar o CEJA - Curso de Educação de Jovens e Adultos, sob Resolução da Secretaria de Estado de Educação nº. 1697 de 22/01/2004, DO nº. 6.170 de 23/01/2004, e também foi inserido o Ensino Médio nesta modalidade de ensino, organizada em fases a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental.
No turno noturno o 5º horário do Ensino Fundamental funciona através de estudos orientados.
A Escola passou a contar com a sala de tecnologias educacionais através da Resolução / SED nº.1842 de 8/04/2005.
A partir do ano de 2.005 passaram a funcionar a classe especial e a sala de recursos de acordo com o Parecer de 20/03/2005 da Coordenadoria de Educação Especial.
No ano de 2007 os alunos da sala especial foram inclusos em salas de aula regular, contando com professores intérpretes para acompanha-los.