Feliz Natal e um ano novo repleto de alegria.
Feliz Natal e um ano novo repleto de alegria.
Parabenizamos e agradecemos todos aqueles que colaboraram e não mediram esforços para a elaboração deste documento.
PPP → Clique aqui!





O projeto foi idealizado pela Professora Loi Haverroth, porém ganhou forças com a participação dos demais professores do período noturno (Lucelene Santussi, Eder Jofre, Helena Maria, Celi Cruz, Rosângela Vaceli, Ana Maria da Silva, Marlene Porto, Marlene Faria, Carla Graciela e Kéli Carminati). A participação da Professora Simone Alves também foi fundamental para que o Projeto fosse um sucesso na Escola.
Utilizando-se de todas as disciplinas possíveis e o empenho dos professores, o tema foi trabalhado para conscientizar e proporcionar aos alunos uma visão mais ecológica do planeta. Talvez assim, tanto aluno como professor passe a colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
O encerramento foi na sexta feira, dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio ambiente e teve várias apresentações, tais como: música, dança, teatro, apresentações de cartazes e telão com vídeos rápidos sobre a natureza.
Veja as fotos abaixo onde constam algumas das apresentações:

O diretor Valdecir Santussi faz o discurso inicial.



Alunos do 1ª e 2ª Fase, A e B ensaiados pela professora Loi apresentaram: “ Os prejuízos que nós causamos ao Meio ambiente”.


Os alunos da 1ª e 2ª Fase A e B e um aluno da 4ª Fase A, ensaiados pelas professoras Loi e Simone dançaram o xote ecológico.
Alunos da 4ª Fase A, ensaiado pela professora Rosângela Vaceli, apresentaram um diálogo entre o Homem e a Natureza.

O aluno da 3ª Fase B, ensaiado pela porfessora Ana Maria, leu o poema: A árvore, de Edísio Araújo.
Cartazes feitos pelos alunos do Professor Celi Cruz, Eder Jofre e Carla Graciela, outros cartazes também foram feitos pelos alunos da professora Helena Maria.



Não podíamos deixar de citar a professora Simone, que durante todas as apresentações foi peça fundamental para o sucesso do projeto.
As coordenadoras Fátima e Márcia também estiveram envolvidas.
Graças a união e empenho dos professores, coordenadores e direção da Escola 13 de Maio este projeto foi possível de ser realizado.
Parabéns a todos os envolvidos.


Herdeiros do Futuro
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...


A primeira diretora desta Unidade Escolar foi a Sra Zuma Ana Cotarelli tendo como adjunta a Sra Maria Francinetti Dias no período de 1.978 à 1.980. No ano de 1.981 a Sra Zuma Ana Cotarelli continuou no cargo porém o seu adjunto passou a ser o Sr. Francisco de Oliveira Barbosa.
No ano de 1.982 assumiu a direção a Sra Darcy Aparecida Caseiro cuja adjunta era a Sra Silvia de Souza Caseiro.
Em 1.983 o Sr. Francisco de Oliveira Barbosa passou a ser o diretor da Unidade Escolar com ainda adjunta Sra Silvia de Souza Caseiro.
A partir do ano de 1.984 a Sra Darcy Aparecida Caseiro voltou à direção tendo como adjunto o Sr. Paulo Moisés de Oliveira , na qual permaneceram até o ano de 1.991? quando teve início a gestão democrática.
Na primeira eleição democrática da Escola Estadual 13 de Maio foram eleitos como diretora a Sra Darcy Aparecida Caseiro e o Sr. Paulo Moisés de Oliveira , que permaneceram nos respectivos cargos até 1.997.
Em nova eleição no ano de 1.998 foram eleitos como diretora a Sra Darcy Aparecida Caseiro tendo como adjunto o Sr. Valdecir Roberto Santussi, que permaneceram no cargo até 2.004.
O atual diretor da Escola Estadual 13 de Maio é o Sr. Divino José Silva dos Santos, eleito no ano de 2.005 e com mandato até o ano de 2.007. Observa-se que a partir do ano de 2.005 a escola não possui mais diretor adjunto devido a mudanças na legislação.
A direção foi passada no ano de 2008 ao Sr Valdecir Roberto Santussi que assumiu por meio de nomeação, após o pedido de exoneração do cargo feito pelo Sr Divino José Silva dos Santos, permanecendo assim até as próximas eleições, quando o Diretor eleito continuou sendo o Professor: Valdecir Roberto Santussi.
Obteve autorização de funcionamento conforme Deliberação do Conselho Estadual de Educação nº. 173 de 29/06/1981 e foi reconhecida pela Deliberação do Conselho Estadual de Educação de 07/11/1985, funcionando sob o CNPJ nº. 02.585.924/0301-10.
A Unidade Escolar oferece as seguintes etapas de ensino: Ensino Fundamental, esta modalidade funcionou no regime seriado até o ano letivo de 1.999 onde passou a ser organizada em ciclos, retornando ao regime seriado em 2.005.
Em 1984 fora implantado o Ensino Personalizado de 5ª à 8ª Séries do Ensino Fundamental, antigo (NAES) Núcleo Avançado de Educação Supletiva, tendo funcionado este sistema até o ano de 2002, onde a partir desta data passou a funcionar o CEJA - Curso de Educação de Jovens e Adultos, sob Resolução da Secretaria de Estado de Educação nº. 1697 de 22/01/2004, DO nº. 6.170 de 23/01/2004, e também foi inserido o Ensino Médio nesta modalidade de ensino, organizada em fases a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental.
No turno noturno o 5º horário do Ensino Fundamental funciona através de estudos orientados.
A Escola passou a contar com a sala de tecnologias educacionais através da Resolução / SED nº.1842 de 8/04/2005.
A partir do ano de 2.005 passaram a funcionar a classe especial e a sala de recursos de acordo com o Parecer de 20/03/2005 da Coordenadoria de Educação Especial.
No ano de 2007 os alunos da sala especial foram inclusos em salas de aula regular, contando com professores intérpretes para acompanha-los.